O Prof. Dr. Renato Dering, diretor e coordenador pedagógico do ID Educacional, concedeu entrevista ao Jornal Opção nesta quarta-feira, 28 de janeiro, sobre os novos contornos do curso de Letras no Brasil e o crescente interesse de jovens pela área.
Na conversa com o veículo, o professor explicou como dados parciais do Sisu indicam uma maior procura pelo curso de Letras/Linguística, embora ele ressalte que a nota de corte ainda represente apenas a concorrência e não necessariamente o prestígio da formação. Segundo ele, esse fenômeno pode revelar mudanças nos perfis profissionais e nas expectativas dos estudantes.
Um dos pontos destacados por Dering foi a relação entre estudos de linguagem e tecnologias emergentes, incluindo a inteligência artificial. Segundo ele, profissionais com sólida formação em linguística estão cada vez mais requisitados em contextos que exigem domínio e sensibilidade na interação entre humanos e máquinas.
Durante a entrevista, ele também refletiu sobre a importância de pensar o ensino de linguagem de forma ampliada, enfatizando que o curso de Letras oferece um repertório de competência comunicativa de extrema importância para atuar tanto na educação quanto em campos interdisciplinares, como revisão de textos, tradução e comunicação digital.
A participação de nosso diretor reafirma o compromisso do Instituto Dering Educacional com as discussões contemporâneas em educação e linguagens, aproximando pesquisas e temas relevantes para formação de profissionais que dialogam com as demandas atuais do mercado e da sociedade.
