Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pelo portal oficial do programa. Gratuito, o processo seletivo ofertará 274.876 vagas em cursos de graduação presenciais de instituições públicas de todo o país, consolidando esta como a maior edição da história do Sisu.

O número representa um crescimento de 5% em relação ao processo anterior, com a criação de 13.097 novas vagas. Ao todo, participam 136 instituições públicas de ensino superior, que oferecem 7.388 cursos distribuídos em 593 municípios brasileiros.

Notas de três edições do Enem poderão ser usadas

A principal novidade do Sisu 2026 é a possibilidade de o candidato concorrer utilizando as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). O sistema selecionará automaticamente a melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro e tenha obtido nota superior a zero na redação.

Em caso de empate, será considerada a edição do Enem em que o candidato obteve a maior nota em uma das disciplinas, conforme a ordem de prioridade definida no edital.

Regras mantidas e ajustes no edital

O edital do Sisu 2026 mantém a estrutura tradicional do programa, mas traz ajustes para ampliar a transparência, a segurança jurídica e o melhor aproveitamento das vagas públicas. Entre os principais pontos estão:

  • Conclusão do ensino médio: apenas candidatos que já concluíram o ensino médio poderão concorrer às vagas;
  • Ingresso: haverá vagas para cursos com início no primeiro e no segundo semestre de 2026. O semestre de ingresso será definido conforme a classificação do candidato, sem possibilidade de escolha;
  • Ações afirmativas e cotas: o candidato poderá concorrer às modalidades previstas na Lei de Cotas e às ações afirmativas próprias das instituições, devendo preencher o cadastro socioeconômico no momento da inscrição.

Ampliação de vagas em áreas estratégicas

O Sisu 2026 também se destaca pela expansão em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Foram criados 105 novos cursos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), com foco especial na formação em inteligência artificial, totalizando 4.143 novas vagas.

Cronograma do Sisu 2026

  • Inscrições: 19 a 23 de janeiro
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
  • Matrículas: a partir de 2 de fevereiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro

A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições ao longo de todo o ano para o preenchimento de vagas remanescentes.

*Alterações em datas e informações devem ser verificadas diretamente no portal do Sisu/MEC.

Notícias