O professor Dr. Renato Dering, do ID Educacional, participou, ao longo de dezembro, de diversas bancas de Trabalho de Conclusão de Curso em instituições de ensino superior de Goiás. As defesas abrangeram temas ligados à educação, literatura, inclusão e práticas pedagógicas, envolvendo pesquisas desenvolvidas em cursos de Pedagogia e Letras.

No Centro Universitário de Goiás – UNIGOIÁS, o professor compôs a banca do TCC “O papel da formação docente na construção de uma educação antirracista”, apresentado por Waleria Marques dos Santos, do curso de Pedagogia.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), participou de várias bancas na área de Pedagogia, avaliando trabalhos como:

  • “Possibilidades e desafios da Tecnologia Assistiva Digital (TAD) no ensino de crianças com baixa visão: uma análise sobre inclusão escolar e práticas pedagógicas mediadas por recursos digitais”, de Nadine Amaro de Carvalho;
  • “Do livro ao fanzine: uma estratégia pedagógica a partir do livro de Ruth Rocha ‘O que os olhos não veem’”, de Natália Rocha de Oliveira;
  • “Histórias em quadrinhos e a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental”, de Heloísa Santana Lopes;
  • “A literatura de Cecília Meireles e o letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para a formação de leitores”, de Gabriela Suarte Machado;
  • “Histórias musicais e o desenvolvimento da linguagem: contribuições para a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental”, de Moniky Clara Mizael Silva.

Ainda na UFG, o professor atuou em bancas de Letras, avaliando pesquisas em duas habilitações. Em Letras – Português, participou da defesa de Bárbara Francisca Braga Soares, autora do trabalho “Educação sexual na escola: perspectiva de prevenção e combate de abusos sexuais”. Já em Letras – Espanhol, integrou a banca do TCC “Uma leitura semiótica da literatura infantil no contexto de ensino e aprendizagem da língua espanhola”, de Ana Luiza de Oliveira.

As apresentações encerraram o semestre reunindo debates sobre práticas educativas, leitura, inclusão e formação docente — temas que continuam a movimentar a pesquisa acadêmica na região.

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